Buscar
  • Bruna Xerém

5 dicas para evitar gases na alimentação vegetariana


Você já sofreu com dores abdominais ou até já passou vergonha por excesso de gases?


Se sim, eu vou te explicar por que isso acontece com a maioria dos vegetarianos e como evitar.


Caso você seja novato no vegetarianismo, provavelmente sua quantidade de fibras na alimentação aumentou e com isso sua microbiota intestinal (as bactérias que fazem a fermentação) precisa de um tempo para se adaptar a esse novo modelo alimentar.


Mas atenção, você pode facilitar esse processo seguindo as próximas recomendações:


1- Beba mais água. As fibras podem ser ótimas para seu intestino, mas para elas agirem corretamente elas precisam de água para criar um gel e facilitar o trânsito intestinal. Caso contrário, as fezes empedram e ocorre muito mais fermentação.


2- Mastigue bem os alimentos. Vale lembrar que nossa digestão começa na boca e na saliva existem enzimas (amilase salivar) importantes. Coma com atenção!


3- Evite misturar em uma mesma refeição alimentos mais fermentativos como as brássicas (repolho, couve de Bruxelas, brócolis, couve-flor) e as leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha).


4- Faça o remolho das leguminosas. Deixe os grãos de feijão, grão de bico, lentilha, ervilha de molho por 6h a 8h, escorra essa água e deixe por mais 6h a 8h em uma água nova. Escorra novamente essa segunda água e daí sim cozinhe seu grão como de costume. Esse processo ajuda a eliminar os fitatos na água que são responsáveis pela formação de gases.


5- Pratique exercício físico. Ele é importante para estimular o funcionamento do intestino. Mas atenção, procure orientação de um educador físico.

Outras ajudas podem ser necessárias, como a fitoterapia(por exemplo com erva doce) e o uso de prebióticos em caso de disbiose. Assim como existem algumas doenças que tem como sinais e sintomas flatulências, por exemplo, síndrome do intestino irritável.

Se esse for o seu caso e somente as recomendações citadas não forem o suficiente, procure um nutricionista para te auxiliar.

1,158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© Copyright 2020 Nutricionista Bruna Xerem

Desenvolvedor: Sacada Digital