Buscar
  • Bruna Xerém

Ser vegano custa caro?


O que é caro para você?

Para responder se o custo de algo é caro ou não, temos que levar em consideração a renda e a interpretação desse adjetivo para cada pessoa.


Porém, se formos levar em consideração a comparação de um mesmo tipo de produto sendo um vegano e outro não, provavelmente o vegano será sim mais caro. Isso ocorre pela questão do marketing envolvido e, acima de tudo, pela demanda ser menor. Por exemplo, uma maionese vegana, um queijo vegetal.


Por outro lado, o ideal é que o consumo desses produtos industrializados seja baixo até mesmo pelos carnistas, afinal alimentos processados não são saudáveis. Logo, levando em consideração que você esta excluindo uma classe de “alimento” o veganismo pode se tornar barato.


Também devemos levar em consideração o custo por rendimento, visto que carnes tendem a desidratar quando prontas e perder peso, já alimentos vegetais tendem a hidratar e com isso rendem mais do que a porção dele cru.


Outro ponto a ser levantado é que os alimentos vegetais ditos caros, continuam sendo caros também para os não veganos. Se você é carnista e consome óleo de coco, castanhas, quinoa, kiwi, estaremos pagando caro igualmente e não só porque temos um estilo alimentar diferente.


Por fim, vale a reflexão sobre qual o custo de uma vida para você!? Pois criar gado sim é caro. O boi, a vaca, o porco, o frango estão pagando com a vida. O planeta esta pagando caro por essa produção (desmatamento, aquecimento global, gasto de água). Fora sua saúde, quanto ela vale?

37 visualizações0 comentário

© Copyright 2020 Nutricionista Bruna Xerem

Desenvolvedor: Sacada Digital